(22) 9 9926-1686 contato@jffconsultoria.com

Padaria do Aristeu.

 

Talvez seu negócio esteja como o do Aristeu, dono de uma padaria, e que está preocupado com os números financeiros neste início de ano.

Aristeu, empresário do ramo de padaria, está preocupado porque os números do primeiro trimestre estão muito abaixo de suas expectativas mesmo com as ações realizadas tais como o aumento de investimentos em marketing e renegociação de preços com fornecedores. Em comparação com o primeiro trimestre de 2018 a situação foi um pouco melhor, entretanto muito distante do que foi estabelecido nas metas definidas no planejamento feito no início de 2019. Um PLANO DE AÇÃO será traçado para corrigir falhas e reverter esta situação. Metas mais agressivas serão também estudadas para o segundo trimestre.

Usando o exemplo do Aristeu….

Finalizamos o primeiro trimestre de 2019. Hora de falarmos sobre a performance do negócio. Se o controle e a gestão financeira estão em dia e bem executados, já dispomos dos números de abril, necessários para avaliarmos o desempenho do negócio.

Com esses dados a que conclusões nós chegaremos? Será motivo para festa? ou preocupação??!! 

Vou compartilhar alguns indicadores e perguntas para você analisar seu negócio em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Importante: Para haver uma boa análise é importante fazer também a comparação com o mesmo período (trimestre janeiro/março) do ano de 2018. 

Vamos pensar em alguns números essenciais do desempenho de sua empresa?

Receita. 

Aumentou ou diminuiu? Quais os produtos/serviços que tiveram destaque nesse primeiro trimestre? (seja positivo, seja negativo)?

Margem de Contribuição. 

Qual a média da sua margem de contribuição? Melhorou ou piorou? Está dentro do valor ideal?

A margem de contribuição é o valor das vendas menos o valor dos custos variáveis. Ou seja, é o valor que a sua empresa efetivamente recebeu após a venda de um produto ou serviço.

Despesas Fixas. 

Aumentaram? Diminuíram? De maneira justificada ou não?

Investimentos. 

Qual o percentual do faturamento que está sendo investido no negócio? Seja com Marketing, treinamentos, consultorias, etc..

Importante lembrar que o que faz sua empresa crescer é o quanto ela investe porque não adianta apenas ser lucrativa se nada é reinvestido no negócio.

Lucro Operacional. 

E agora? O negócio teve lucro ou não teve?!

Exemplo de comparação: Nos 3 últimos meses de 2018 houve um lucro de 24,4%. Para o primeiro trimestre/2019 (números quase fechados) a previsão é de um lucro que ficará em torno de 20,7%. Um pouco menos de margem, mas sobre um montante maior porque houve aumento de faturamento.

Se você não tem a mínima ideia destes e outros números da sua empresa ou não os utiliza para desenvolver seu negócio talvez esteja  com problemas ou construindo um “CASTELO DE AREIA” sem saber ou está contando com a sorte.

Lembre-se: Só se gerencia aquilo que se mede!!

E aí como estão seus números?!