Recebimentos com Cartões: Verifique se suas vendas estão sendo recebidas corretamente fazendo conciliação de vendas com cartões. Você realiza conciliação de vendas com cartões de crédito, débito e Vale Alimentação? Cuidado com os “enganos das operadoras”.
Esse problema de recebimento com cartões pode ter acontecido com você, entretanto você sequer percebeu o seu prejuízo.
Anderson é dono de um comércio de rua e um daqueles empreendedores detalhistas e que controlam bem os dados financeiros e usa esses números para aumentar sua lucratividade.
Anderson percebeu com seu controle de Fluxo de Caixa que nos últimos seis meses, na média, as vendas com recebimentos com cartões de crédito, débito e Ticket Refeição e Alimentação representaram cerca de 70% de suas vendas. Ele quis saber se realmente recebia corretamente suas vendas seja em relação às taxas aplicadas, tarifas cobradas e pagamento dentro do prazo negociado com as operadoras.
A conciliação de recebimento com cartões não é simples e quanto mais vendas e operadoras se trabalha, mais complicada fica esta tarefa porque os extratos não são sempre muito claros, no banco aparece apenas o valor líquido e vem tudo misturado: vendas à vista, vendas parceladas, crédito, débito e antecipações. Por isso Anderson resolveu fazer uma conferência mais apurada e detectou alguns erros das operadoras dentre eles erros nas taxas cobradas para vendas à vista com diferença de 0,5% ou de 1%. Na prática isso pode acontecer realmente. Talvez não com sua loja, mas vale a pena ficar atento principalmente em tempos de crise.
Abaixo uma postagem em rede social que confirma que há sim a possibilidade de ocorrência de erros por parte das operadoras.
Anderson também percebeu que das três máquinas para recebimentos com cartões, uma tinha cerca de 60% das vendas e uma taxa mais baixa que as demais e por isso resolveu negociar com as duas outras operadoras uma redução nas taxas cobradas e das mensalidades das máquinas. Conseguiu reduzir meio por cento nas duas taxas e diminuir o valor mensal do aluguel da máquina com a qual faz a maioria de suas operações. Esta é mais uma boa prática de gestão financeira que consequentemente vai melhorar o resultado de suas vendas e aumentar o seu lucro. Devido a concorrência entre as operadoras é bom sempre pesquisar com empresários parceiros e comerciantes vizinhos de sua loja quais as taxas médias praticadas no mercado e negociar “duro” com as operadoras para obter redução nas taxas cobradas e aluguéis pagos.
Por último vai mais uma dica do Anderson: Ele nunca fez antecipação de recebíveis dos cartões porque as taxas são altas e “comem” parte de seu lucro e isso afeta o resultado no final do mês. Faça antecipação apenas se for EXTREMAMENTE NECESSÁRIO. Cuidado com as antecipações automáticas porque apesar de práticas e de o dinheiro estar no banco com comodidade, isso custa caro e corrói parte de seu lucro. Se fizer uma gestão financeira mais eficaz e controlada é possível fugir dessa armadilha financeira.
Há alguns sistemas que fazem este controle de forma bem detalhada sendo indicados para quem tem um volume alto de transações mensais com cartões. Além disso, nesses sistemas tudo é detalhado e nada passa despercebido ou sem controle. Caso queira mais informações sobre esses sistemas entre em contato comigo. Caso queira usar uma planilha para este controle, também é possível. Eu indico a planilha da LUZ Planilhas. Segue o link para baixar a versão de demonstração e conhecer o produto: Planilha de Controle de Cartões
A planilha pode ser útil se o seu volume de vendas não for tão grande.
Finalmente lembre-se: Pratique gestão financeira!! Seu lucro agradece!
JFF Consultoria www.jffconsultoria.com
Facebook: https://www.facebook.com/jayme.jff/