(22) 9 9926-1686 contato@jffconsultoria.com

Vale a pena investir em Gestão Empresarial para o seu negócio??

Mortalidade de empresas brasileiras. Eu acredito que a resposta para esseproblema esteja nos números dos estudos do SEBRAE de 2011 e 2014.

Vejamos o exemplo real abaixo:

Um grupo de irmãos resolveu usar suas economias para abrir um depósito de bebidas. Depois de algum tempo tornou-se um Hortifrúti. Mais adiante começou a vender também frango assado. Depois de quase dois anos o negócio fechou as portas.

O que podemos tirar de lição dessa triste história?

Faltou PLANEJAMENTO e um PLANO DE NEGÓCIO estruturados. E medidas corretivas durante o tempo de vida do negócio.

Quando um negócio fecha as portas, não apenas dinheiro se perde. Além do investimento financeiro, dedicação e horas a fio de entrega pessoal, um sonho, expectativas, às vezes as economias de uma vida inteira estão em jogo.

Não há receita mágica ou pronta para determinar o sucesso ou fracasso de um empreendimento, mas algumas coisas são básicas e devem ser levadas a sério para evitar o pior. Ou amenizar o sofrimento e prejuízos. Esses estudos do SEBRAE nos mostram um bom caminho para evitar ser parte dessas estatísticas tristes.

Procure ajuda de instituições como SEBRAE, consultores, entidades do setor como Clube de Diretores Lojistas, outros empreendedores entre outros.

Apresento abaixo alguns dados do estudo do SEBRAE de 2014, mas que são bem atuais, se não estivermos em um cenário ainda pior.

Nesse “Post” vou me dedicar a apenas alguns dados da pesquisa.

Caso queira conhecer o estudo completo, acesse o link:      http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Anexos/causa_mortis_2014.pdf

 

61% NÃO PROCURAM AJUDA DE PESSOAS OU INSTITUIÇÕES PARA ABERTURA DO NEGÓCIO:

Um PLANO DE NEGÓCIO é necessário também para quem quer reestruturar sua empresa e não o fez na sua abertura. Nunca é tarde para organizar a estratégia do negócio. Eu acrescento que além da abertura do negócio há que se ter sempre a preocupação com a continuidade dele. Vivemos em um mundo de constantes mudanças e que devemos estar atentos a tudo que cerca o empreendimento. Principalmente se não somos especialistas em tudo dentro de nossa empresa. Mesmo aqueles que são Administradores de Empresa precisam ter a consciência de que há ramos específicos e que muitas vezes fogem ao domínio do profissional.  Por exemplo, uma boa gestão de Marketing se a pessoa não for especialista nesta área ou não buscar este conhecimento. Ocorre que muitas vezes por questões de tempo, foco e investimento torna-se muito mais econômico e com um custo x benefício melhor o empreendedor contratar um especialista para ele, empreendedor, se ater ao cerne da gestão do negócio, A GESTÃO ESTRATÉGICA. Sempre repito que se o empresário não tiver tempo para pensar o presente e o futuro do negócio, quem o fará? Muitos que não têm esta visão acabam vivendo do acaso, da sorte, ou do AZAR.

55% DOS EMPREENDEDORES NÃO PLANEJAM COMO A EMPRESA FUNCIONARIA EM SUA AUSÊNCIA. (P. EX.: FÉRIAS):

Esse talvez seja o grande mal que afeta um número colossal de empreendimentos de pequeno porte. Há quem diga que faltam recursos financeiros e humanos para isso. Será verdade?

Muitos empresários sentem-se como super-heróis ou acham besteira investir nisso. Simplesmente não planejam as rotinas e processos de seu negócio.

MAPEAMENTO DE PROCESSOS CRÍTICOS:

Quando são mapeados os processos e estes são registrados e usados para treinar os executores, tudo fica mais fácil. Treinamentos internos e reciclagem são ferramentas essenciais para desonerar o tempo do empreendedor. Além de ganho de tempo, há certamente ganho de qualidade e PRODUTIVIDADE visto que ao padronizar procedimentos evitar-se-á erros grosseiros e falta de padronização. Independentemente de quem execute as tarefas, contando que o colaborador(a) esteja devidamente treinado no referido procedimento os problemas serão mínimos. Fica a pergunta para reflexão: Será que custa tanto tempo e dinheiro esse investimento em colaboradores treinados e preparados e que executam tarefas e processos de forma padronizada? E o retorno? Não vale a pena??

MINHAS DESEJADAS FÉRIAS:

Na mesma linha de raciocínio podemos analisar a questão da impossibilidade de ausentar-se para férias ou qualquer outro motivo. O empreendedor torna-se escravo do negócio. Há soluções para isso? A resposta não é tão simples, entretanto há caminhos que podem levar a uma melhora significativa para esse cenário. Eis algumas proposições:

TREINAR LÍDERES, SUPERVISORES E GERENTES

Isso faz com que o empreendedor se desobrigue de muitas tarefas e funções “operacionais” que demandam tempo e presença, mas que podem ser delegadas bastando para isso treinamento, reconhecimento da função, gratificação condizente com as responsabilidades e uso da MERITOCRACIA. Basta fazer a si mesmo a seguinte pergunta: Quanto custa uma hora de meu trabalho? Vale a pena realizar esta tarefa com o custo de meu pró-labore? Reconhecer o mérito é essencial. Por exemplo, se há um colaborador com perfil para desempenhar o papel de liderança, supervisão ou gerência, que seja dada a ele a oportunidade se atendidos os devidos critérios de confiança, pontualidade, desembaraço, iniciativa, comprometimento etc. antes de se procurar alguém no mercado. Caso não seja possível ao empreendedor fazer esta seleção ou treinamento, por que não buscar auxílio de empresas e profissionais de Recursos Humanos para preparar ou buscar esse profissional?

55% NÃO ELABORAM UM PLANO DE NEGÓCIOS

O PLANO DE NEGÓCIOS é o instrumento fundamental para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa. (Fonte: SEBRAE). Não seja teimoso(a) e faça o dever de casa. Vale a pena, vale o sucesso de seu negócio. 

50% NÃO DEFINIRAM ESTRATÉGIAS PARA EVITAR DESPERDÍCIOS

Bons sistemas de prevenção de perdas

Controlar é preciso. Muitos empreendedores negligenciam esse fator importante de controle em seus negócios. Há sistemas para isso, todavia nem sempre o investimento está ao alcance do empreendedor. Mesmo por conta própria é sempre bom ter um sistema, mesmo que simples, de prevenção de perdas que deve considerar entre outras coisas:

Acesso restrito a determinados locais estratégicos tais como almoxarifados

Conferência “CEGA” de Caixas 

Em dias e horários variados. A Conferência Cega é a garantia de integridade entre o sistema e o operador, mantendo rigorosamente o espelho de tudo o que existe no caixa relacionado com o que realmente foi vendido. Um método de segurança indispensável para os dias de hoje e que desestimula práticas suspeitas.

Monitoramento em Tempo Real 

Em pontos estratégicos do estabelecimento, almoxarifado, frente de loja, pontos de vendas e caixas. Acompanhe tudo o que acontece inclusive em seus PDV’s. Com o monitoramento você visualiza tudo o que acontece em seus pontos de vendas em tempo real. Acompanhe de casa ou escritório a movimentação e operações em sua loja com áudio e vídeo.

Controle de Inventário

Muitas empresas até possuem sistemas informatizados e mesmo assim apenas o utilizam para consultar preços e adicionar o percentual (muitas vezes sem nenhuma base em custos e lucro) necessário para formar o preço de venda de mercadorias. Essa falta de gestão de estoques é grave porque traz a possibilidade de problemas dos quais cito apenas alguns:

  • Descontrole de saldos de estoques permitem furtos e desvios.
  • Falta de controle de perdas, quebras, uso interno etc.
  • Prejuízo no cálculo do Capital de Giro do negócio.
  • Compras e estocagens errados por falta de precisão de quantidades

Controle de Custos 

Este princípio vale para qualquer área, mas nas finanças é muito claro: Como você vai reduzir custos se você não sabe quanto e onde gasta? Como vai analisar as causas de um prejuízo se não tem o detalhamento das contas? Portanto você deve conhecer muito bem cada número que permeia a empresa.

 

50% NÃO DETERMINAM O LUCRO PRETENDIDO

Para poder determinar o lucro pretendido precisa-se de números confiáveis. Um bom controle financeiro está ao alcance de qualquer empreendedor. Desde planilhas em Excel a sistemas informatizados. Basta ter disciplina e querer controlar os números. Mas isso é apenas a metade do trabalho. Na outra metade está a análise dos números e tomada de decisões com base nesses indicadores. E se o empreendedor não tiver tempo ou não souber analisar tais números? Busque treinamentos, aperfeiçoe-se ou contrate alguém que possa fazer isso por você como contador gerencial ou um consultor. Isso certamente custará muito menos que TODO O INVESTIMENTO de tempo, dinheiro, sonhos, sangue, suor e lágrimas dedicados ao negócio.

42% NÃO CALCULAM O NÍVEL DE VENDAS PARA COBRIR CUSTOS E GERAR O LUCRO PRETENDIDO

Já citamos o controle de custos. Como é feita a gestão de Marketing em seu negócio? Utiliza o Marketing Digital? Ou ainda utiliza panfletos ou propaganda de alto-falantes?  Quanto de seu lucro é reinvestido em marketing? Qual o seu orçamento para campanhas de marketing? Treinamentos de equipes de vendas? Atendimento ao público? Pós-venda? Pesquisas de satisfação de clientes? Busca de novos fornecedores, renegociação de preços e prazos?

Além dos itens anteriores há também estratégias de GESTÃO FINANCEIRA tais como geração de resultados utilizando-se ferramentas como: Custo x Volume x Lucro e Gestão de Capital de Giro.

 

24% NÃO IDENTIFICARAM TAREFAS E OS RESPONSÁVEIS POR REALIZÁ-LAS

Como já citado anteriormente é necessário o mapeamento de atividades, treinamento de colaboradores e padronização de procedimentos. Isso reduz erros, tempo com retrabalhos e treinamentos e melhora a qualidade e produtividade.

E você?? Está no caminho certo? Ou correndo os mesmos riscos daqueles que infelizmente precisaram encerrar suas atividades?

Lembre-se: Tarde é diferente de tarde demais!! Mãos à obra!!

Se precisar de ajuda fale conosco!! Transformação é a nossa energia!!

Seguem abaixo algumas dicas de planilhas eletrônicas em Excel que podem ser úteis ao seu negócio para os assuntos abordados nesse texto:

Planilha de Controle de Estoque em Excel 4.0

Planilha de Gestão de Pessoas Completa em Excel 4.0

Pacote de Planilhas para Desenvolvimento de Equipe  

Planilha de Plano de Negócios em Excel

Planilha de Mapeamento de Processos  

 

Cadastre seu número e receba novidades e conteúdos em seu WhatsApp. É grátis.

Link para cadastro: http://bit.ly/jffconsultoria-whatsapp

Grande abraço e até o próximo conteúdo.

Jayme F. Filho 

Consultor na JFF Consultoria.

Afiliado à Oikos Consultoria.

Redes Sociais:

Instagran:      https://www.instagram.com/consultoriajff/

Facebook:     https://www.facebook.com/jayme.jff/